Edit Content

Expanda seu negócio. Mais rápido!

Potencialize seu negócio online: transforme cliques em lucro e veja suas vendas decolarem!

Endereço

Estrada Velha da Penha, São Paulo, SP, Brasil 03090020

Contato
Redes Sociais

Método AIDA

O Método AIDA é uma técnica muito utilizada em Marketing (criada em 1898 por St. Elmo Lewis, cinco anos antes da Ford lançar seu primeiro automóvel) para a produção de conteúdo que possa atrair o interesse e principalmente levar o leitor a uma ação, seja de compra, compartilhamento ou recomendação do assunto.

Trata-se de uma fórmula simples mas extremamente eficaz, que pode ser utilizada por todos. É amplamente utilizada para criar cartas de vendas ou qualquer tipo de informação importante que você deseja passar para seus fãs, leitores e clientes.

Este método ou fórmula, usado de forma correta, tem um poder de persuasão enorme, apesar de sua simplicidade. Vamos entender um pouco melhor.

A.I.D.A significa “Atenção, Interesse, Desejo e Ação”. A sua finalidade é a de atrair a atenção e de despertar o interesse, visando uma ação efetiva do leitor, para que seus artigos possam atingir seus objetivos.

O Método AIDA é portanto utilizado para despertar a curiosidade do leitor e o envolver a ponto de que ele deseje ler o artigo até o final e tome uma ação específica, que você deseja que ele faça.

Antes de começar a usar o método, existe um passo muito importante: Buscar conhecer o mais profundamente possível seu público, saber sobre o que eles estão falando, o que eles realmente precisam, seus interesses, necessidades e com quais assuntos eles tem maior interação.

Uma dica aqui é dar uma olhada nos posts que você publica em suas redes sociais ou pesquisar os assuntos que estão ligados ao seu trabalho no Youtube e descobrir aqueles que tem mais interação. Se você já tem uma interação regular, esta fase inicial é mais “natural”.

Vamos ver as principais etapas:

ATENÇÃO

Quando você tem um problema e faz uma pesquisa na internet, qual é o primeiro fator que faz com que você clique em um dos resultados apresentados? Provavelmente, você (e grande parte dos leitores) responderão “o título”.

Este é o primeiro e talvez o mais importante componente de seu artigo, o título. Sempre partindo do conhecimento prévio do público, o primeiro passo então é criar um título e um primeiro parágrafo que chamem a atenção do seu leitor a ponto dele ter interesse em ler seu texto até o final.

Uma dica bem prática para o título do artigo é fazer uma PERGUNTA sobre algum problema ou dificuldade que seus leitores precisam resolver.

Por exemplo: “Você realmente sabe como…….. tal coisa?”. Ou então: “Você sabe quais os sintomas do [fracasso]?

Outra dica é fazer uma afirmação curiosa, como “Mulheres bonitas param o transito”, por exemplo.

Outra dica é colocar números nos títulos, como “5 verdades sobre…” ou “Conheça as 10 formas para…. “, e por ai vai. Existem milhares de dicas para títulos persuasivos e o Google é a fonte.

Procure pesquisar e escolher um formato de título que você se conecte. Publique, faça testes e só use aqueles que fazem sentido para você. Mas lembre-se, sempre que você conseguir tocar na dor, naquilo que incomoda seu leitor, as chances de fazer com que ele ABRA o artigo aumentam muito.

O primeiro parágrafo também faz parte, utilize preferencialmente para fazer uma promessa que irá resolver o problema dele, mas que somente será revelado no final do artigo. Use e abuse desta recomendação.

Abrir o assunto com uma promessa e só entregar a solução no final é realmente matador. Este recurso é muito utilizado em vídeos também (aliás, o método AIDA é muito utilizado em vídeos)

INTERESSE

Ganhou a atenção do leitor? Agora é preciso manter o interesse dele em continuar lendo o seu artigo. Para isso mostre que você entende do problema dele.
Para conseguir um envolvimento mais profundo, faça com que o leitor perceba que você se importa com o problema dele, com o que ele está passando e, melhor ainda, mostre que a informação que você está trazendo é nova. Isso gera uma reação emocional.

Outra forma poderosa de manter o interesse do leitor é através de pequenas histórias, relacionadas ao assunto, desde que conectada à dor ou ao problema que seu leitor tem e você se propõe a ajudar neste momento (só não conte como a dificuldade da história foi superada ainda…).

Importante: NUNCA escreva nos seus artigos no plural por exemplo: “(as pessoas) estão com dificuldade…”. Utilize a primeira pessoa sempre, a voz ativa: “(Você) está com dificuldade…”. Demonstre que você esta falando diretamente com seu ele e não está em um discurso ou em uma sala de aula…

DESEJO

É a hora de intensificar o desejo do leitor de ter a solução que você oferece. Você deve fazer com que seu leitor tenha a expectativa de que sua solução é a ideal e razoável para o problema dele. É nesta etapa que os BENEFÍCIOS que seu artigo apresenta devem ser destacados. Colocar emoção e não uma explicação técnica, destacar os benefícios e não os detalhes… Esta fase se confunde e se mistura à fase do interesse e geralmente elas acontecem simultaneamente. Mas fique esperto para não deixar de tratar os benefícios que sua solução efetivamente apresenta.

AÇÃO

Atenção: TODO ARTIGO, vídeo ou conteúdo precisa ter uma chamada para ação. VOCÊ precisa direcionar seu cliente, fazer com que ele tome uma ação final. Portanto, todos devem ter uma chamada para outro artigo, um pedido de compartilhamento, você pode oferecer de um e-book complementar gratuito mais completo sobre o assunto…

Importante, não tente vender nada aqui, somente se estiver aliado a uma estratégia pré-definida. Uma oferta de venda pode soar como uma agressão e você pode perder um fã ou futuro cliente, que pode pensar que tudo aquilo que você falava era só para vender algo para ele. Estratégias de vendas precisam ser estruturadas e os artigos precisam fazer parte delas.
Você precisa despertar o desejo no seu leitor para tomar a ação que você deseja. Coloque botão de chamada no final dos seus artigos ou links com o titulo, Eu Quero Me inscrever, Assista o Vídeo Agora, etc.

Agora é Mãos a Obra

É hora de pensar estrategicamente. Mesmo na hora em que você se sente inspirado para escrever seu artigo ou produzir seu vídeo, é muito importante o primeiro passo, que é a ABERTURA do seu seu artigo ou o play em seu vídeo.

Em seguida, você precisa conseguir fazer com que o seu leitor chegue ao final e ainda, se possível, tome uma ação qualquer, seja um compartilhamento ou um simples “like”. Esse é o desafio.

Artigos de qualidade são fundamentais para qualquer estratégia de atração de tráfego e criação de autoridade.

Comece hoje, mãos à obra!

Compartilhe
inscrição-simples