(11) 94976-2893 ricardo@ricardosantis.com

Como escrever boletins informativos por e-mail eficazes

Imagine um mundo em que todos os e-mails que você enviou impactaram diretamente os resultados da sua empresa. Um mundo em que as taxas de abertura são altas, os leitores estão interessados ​​e cada novo envio resultou em mais chamadas, mais doações e mais pessoas se inscrevendo para dar suporte causa.

Está mais perto do que você imagina

Se você já estiver enviando um boletim informativo por e-mail para sua organização, provavelmente já viu como os boletins informativos eficazes podem ser gratificantes.

E enquanto você pode ter espaço para melhorias, com alguns ajustes simples você poderá em breve estar no seu caminho para melhores resultados de marketing por e-mail.

Esses cinco recursos podem servir como diretriz para o seu próprio marketing por e-mail e ajudar a identificar áreas nas quais você pode fazer melhorias.

1. Os boletins informativos por e-mail são relevantes

As pessoas ficaram incrivelmente eficientes em filtrar mensagens que não são relevantes para elas. Pense na sua própria experiência. Se você for como a maioria das pessoas, percorra sua caixa de entrada, ignorando uma grande quantidade de informações que você vê, até que algo apareça e chame sua atenção.

Se você deseja que as pessoas abram e se envolvam com seu boletim informativo por e-mail, você precisa garantir que as informações ressoem com elas. Isso começa com a linha de assunto que você usa para conectá-los e também deve ser refletida no conteúdo e nas imagens que você decide incluir.

Antes de clicar em enviar, pergunte a si mesmo: essa informação será do interesse do meu público? Se você não pode responder com um sim definitivo, você tem mais trabalho a fazer.

2. Os boletins informativos por e-mail são úteis

A relevância atrairá as pessoas e as abrirá para receber suas mensagens. A utilidade irá mantê-los voltando e inspirá-los a continuar prestando atenção sempre que seu nome aparecer na caixa de entrada.

Na maioria dos casos, um boletim de e-mail útil simplesmente fornecerá ao seu leitor informações relevantes que eles não tinham antes. Uma mensagem bem cronometrada sobre um evento futuro ou um novo desenvolvimento pode ajudar muito a manter seu público envolvido.

Além do conteúdo que você cria, também é possível procurar compartilhar conteúdo de fontes externas que você acha que seu público iria gostar. Isso ajudará a posicionar seu boletim informativo como um recurso para informações úteis que as pessoas não vão querer perder.

3. Os boletins informativos por e-mail são lidos

53% dos emails são abertos em um dispositivo móvel. Se você não está projetando seu boletim informativo com dispositivos móveis em mente, já pode estar dificultando a leitura e o envolvimento de um número cada vez maior de inscritos com seu conteúdo.

A criação de e-mails compatíveis com dispositivos móveis começa escolhendo o modelo de e-mail correto. Usar um modelo de coluna única tornará seu conteúdo muito mais flexível para todos os tamanhos de tela.

Você também quer pensar na quantidade de conteúdo que você inclui. O E-GOI analisou recentemente 2,1 milhões de e-mails de clientes da empresa e descobriu que – com algumas exceções específicas do setor – os e-mails com três ou menos imagens e aproximadamente 20 linhas de texto resultam nas taxas de cliques mais altas dos assinantes de e-mail.

4. Os boletins informativos por e-mail são Consistentes

A consistência é importante – tanto na aparência de suas mensagens quanto na frequência com que você se comunica com sua lista.

Com que frequência você envia e-mails dependerá de sua organização e do tipo de informação que deseja compartilhar. No mínimo, você deve chegar ao seu público pelo menos uma vez por mês para que você possa ficar em primeiro lugar.

Você também vai querer pensar em quando enviar sua mensagem. Em uma análise recente de e-mails sem fins lucrativos, o E-GOI descobriu que as organizações obtiveram as maiores taxas de abertura às segundas-feiras de manhã.

Você pode testar dias e horários diferentes e usar seus relatórios de e-mail para acompanhar seus resultados.Depois de determinar os horários em que você obtém as maiores taxas de abertura, continue com isso. Com o tempo, as pessoas começarão a antecipar sua newsletter e estarão mais propensas a clicar para abrir.

5. Os boletins informativos por e-mail são acionáveis

Cada boletim informativo por e-mail deve incluir uma ação que você deseja que as pessoas realizem.

Às vezes isso vai ser algo simples – como visitar seu site ou blog para saber mais. Mas você também quer levar as pessoas a realizar ações mais significativas – como fazer uma doação, inscrever-se para ser voluntário ou se envolver em um evento futuro.

Quando você se sentar para criar seu próximo boletim informativo, pense na ação mais importante que você deseja que as pessoas realizem. Diga aos seus leitores o que você quer que eles façam, e torne isso realmente fácil para eles.

Não tenha medo de começar pequeno

Quando feito corretamente, seu boletim informativo por e-mail se tornará uma das ferramentas mais valiosas para alcançar as pessoas que mais importam para sua organização.

Não tenha medo de começar pequeno. Concentre-se em uma área da sua newsletter que você gostaria de melhorar neste mês. Experimente e veja como seu público responde. A cada nova melhoria, você verá mais aberturas, taxas de cliques mais altas e resultados mais significativos para sua organização.

Pensando em criar sua newsletter? Posso ajuda-lo a implementar e otimizar os resultados, fala comigo!

Ricardo Santis

Especialista em Vendas Online, ajudo a empresas a vender todos os dias